Criar um Site Grátis Fantástico

Historia da comunidade da pedra

Queremos começar com o relato da historia da comunidade da pedra, que deu origens a varias comunidades anexas que hoje formam a área pastoral de santa Luzia- pedras. este relato foi escrito por uma das primeiras moradoras desta comunidade, dona lirênda Peixoto da costa, primeira professora e catequista deste lugar.

em 1942,esta comunidade não tinha estradas, nem escola e muito menos uma igreja. Os moradores viviam da agricultura e artesanato. Aconteceu  que dom Antonio de Almeida lustosa em 1941 foi transferido de Belém do para como arcebispo de fortaleza. Messejana, veio ate esta comunidade fazer a visita pastoral. O bispo hospedou-se uma residência pobre, humilde de dona joaninha Delfino. O senhor bispo conversava com os agricultores a respeito da água, por era tão difícil? a resposta era sempre a mesma

- quando cavamos um poço só dá pedra.

mais uma pergunta o senhor bispo fez:

-como se chama este lugar?

- Por  causa do riacho que corre ali nos chamamos de riacho do bingo.

O senhor Bispo ouviu com muita atenção e pediu, que mudasse o nome, que deveria ser chamado de pedra. Neste tempo fortaleza tinha como prefeito Dr. Raimundo de Alencar Araripe, homem trabalhador e que beneficiou as periferias de fortaleza com as escoolas isoladas.

O senhor Antonio Vidal, um  bem feitor, nos beneficiou com a casa paroquial em 1950. O  tempo foi passando, com 10 anos depois o senhor Jose Barros de Alencar, vice-prefeito de messejana, candidatou-se a vereador e passou a se interessar pela escola. Por esse motivo arranjou o terreno para construir o prédio para funcionamento da mesma. Em 1950 conseguiu a estrada da pedra ate ancuri e o ônibus da empresa são Benedito, que faz a linha pedra- ancuri ate hoje. Em 1955 na gestão do prefeito Paulo Cabral Araujo, tendo como secretario de educação o senhor jaó Jaques ferreiras Lopes, conseguiu a construção de um prédio.  A escola recebeu o nome Coronel Tristão de Alencar, nome que veio da secretaria de fortaleza.

A luta continuou, sempre com muitas dificuldades. Em 1959, foi construído o primeiro chafariz próximo a escola. Em 1970 foi construído o segundo. Neste mesmo ano, fomos beneficiados com a energia elétrica pelo nosso pároco Padre pereira. 1972, foi construído o calçamento da pedra ao ancuri, também o centro social e a quadra, tudo conseguido pelo nosso vereador José barros de Alencar. A igreja passou por três reformas. em uma noite chuvosa infelizmente a igreja desabou, ficando de pé somente a imagem de Santa Luzia. Continuamos a luta, e graças a Deus e ao senhor frota melo, homem dinâmico e de fé, nos ofereceu seus préstimos, pagando a mão-de-obra. Em 22 de dezembro de 1982 veio mora em nossa comunidade o nosso querido  Dom Geraldo Nascimento. em 1984, dom Geraldo trouxe  para a comunidade o noviciado,a qual vieram as irmãs missionárias capuchinhas: Irmã Joselia, Irmã Judite e a Irmã Lidia. Em 1994 a Irmã Dulce assumiu a direção do noviciado.  em 1995, com o auxilio dos amigos da Alemanha ela nos prestigiou com a reforma da capela, nos dando mais conforto e beleza. Em m1989, na gestão do prefeito Juraci Magalhoes, a escola coronel Tristão de Alencar, a escola da pedra, também passou por nova reforma na diretoria, tendo como nova diretora Aridiam Barbosa da Silva, foram construídos mais salas de aula, passando a funcionar o 1º grau completo. Nosso bem feitor Jose Barros de Alencar morreu tragicamente em 14 de julho de 1984, recordamos seus benefícios com muitas saudades e respeito. Em 1991 pelo prefeito Juraci magalhões, foi construída a praça de Santa Luzia. em 1992 foi passada a pista da pedra ate o ancuri, pelo governador Ciro Gomes. e graças a Deus, nossa comunidade esta crescendo e o povo se evoluindo atualmente temos muitas escolas em nosso bairro; pedra, barrocão e malicia..... também somos assistidos por um posto de saúde, uma creche, cursos e muitos pontos comerciais como : padarias, sorveteria, mercantis, churrascarias, lan Houser e muito outras.

Decreto de criação da área pastoral de Santa Luzia

Arquidiocese de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Por mercê de Deus e da Santa Sé apostólica, arcebispo  metropolitano de fortaleza, decreto nº 003º°/2003, considerando que a paróquia de santa Antonio em Itaitinga, nesta arquidiocese de fortaleza, dada sua grande extensão, necessita de um trabalho mais intenso de evangelização; considerando a estabelecimento na referida área de uma comunidade religiosa dos missionários do sagrado coração, com o compromisso de atendimento pastoral das mesma usando dos poderes que nos são confiados pelo direito, havemos por bem decretar, a criação da área pastoral santa Luzia em pedra, na paróquia de santo Antonio no ,unicipio de itaitinga, constando de comunidade que se localizam dentro dos seguintes limites: ao norte a partir do entroncamento da BR 116, km 14  com o anel viário, seguindo pelo mesmo até o km 06 estrada do ancuri, limitando-se com a área pastoral conjunto palmeira/ santa Maria; a oeste- do km06  do anel viário, pela estrada do ancuri ate a estrada do gavião, limitando-se com a paróquia nossa senhora da conceição em pajuçara no município de Maracanaú, ao sul pela estrada do gavião ate o km 18 da rodovia BR 116, limitando-se com a paróquia de santo Antonio no mesmo município de itaitinga, a leste do km 18  da rodoviária BR 116 ate o km 14 da mesma, no ponto inicial da delimitação, limitando –se com a praquia de santa Ana e são Joaquim no município de Eusébio. a sede  referencial  da mesma área pastoral de santa Luzia em pedra será a igreja de santa Luzia situada a rua José nogueira, nº 118 em pedra no município de itaintiga, nesta cidade  de fortaleza. dado e passado nesta cidade metropolitana de fortaleza e câmara arquiepiscopal, sob o nosso sinal e selo de nossas armas a 2 de fevereiro de 2003, na solenidade da  apresentação do senhor.